Tema: Trovadorismo
Aula expositiva e registros no quadro sobre Trovadorismo.
Atividades – Gêneros literários e Trovadorismo (começar na sala e terminar em casa)
Leia o poema a seguir e responda às
questões 1 e 2.
Hun
tal home sei eu, ai, bem talhada,
Que
por vós tem a sa morte chegada;
Vedes
quem é e seed’em nembrada:
Eu,
mia dona!
Hun
tal home seu eu que preto sente
De
si morte chegada certamente:
Vedes
quem é venha-vos em mente:
Eu,
mia dona!
Hum
tal home sei eu, aquest’óide:
Que
por vós morre, e vo-lo em partide;
Vedes
quem é, non xe vos obride:
Eu,
mia dona!
(Cancioneiro
d’el-Rei D. Dinis)
Questão 01 (UFMA) – No poema, o final dos últimos
versos – mia dona! – caracteriza um cantar medieval, que se classifica
como:
a)
cantiga
satírica
b)
cantiga
de escárnio
c)
cantiga
de amigo
d)
cantiga
de maldizer
e)
cantiga
de amor
Questão 02 (UFMA) – Considerando ainda a mesma cantiga,
marque a alternativa que contempla
as características do texto:
a)
Lírica,
linguagem popular, ibérica.
b)
Lírica,
feminismo, paralelismo.
c)
Lírica,
amor cortês, provençal.
d)
Satírica,
realista, simbólica.
e)
Satírica,
obscena, amor cortês.
Questão 03 (UEPA) - Assinale
a opção correta sobre os versos.
[...]
Princesa
Surpresa
Você
me arrasou
Serpente
Nem
sente que me envenenou
Senhora,
e agora
Me
diga onde vou
[...]
(Queixa.
Caetano Veloso)
a)
Não
existe neles a noção da força do poder sedutor feminino.
b)
A
situação da mulher neles referida é a mesma que encontramos nas cantigas de
amigo do Trovadorismo.
c)
Apresentam
a mulher com a mesma carga de sensualidade que lhes atribui boa parte da poesia
parnasiana.
d)
Seguem
o modelo descritivo típico do Simbolismo, apresentando a figura feminina com
traços vagos, imprecisos, esfumaçados.
e)
Lembram-nos
aquela situação de vassalagem que marca as relações amorosas das cantigas de
amor do Trovadorismo.
Questão 04 (Mack –SP) - Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:
a)
Refletiu
o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores
altamente moralistas.
b)
Representou
um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais
baixos da sociedade.
c)
Pode
ser dividida em lírica e satírica
d)
Em
boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e)
As
cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam eu lírico
feminino.
Questão 05 – A diferença entre as cantigas de
____________ e as de _____________ consiste, segundo o Tratado Poético do
Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em que nestas se supõe que fala uma mulher,
ao passo que naquelas o _______________ fala em seu próprio nome. (Antônio José
Saraiva e Oscar Lopes)
a)
escárnio
– maldizer – trovador
b)
amor
– amigo – trovador
c)
amor
– amigo – jogral
d)
amigo
– amor – trovador
e)
amigo
– amor – segrel
Questão 06 (UFMA) - Considere as duas estrofes extraídas de uma
cantiga de amigo, de D. Dinis.
-
Ai, flores, ai flores do verde pino,
Se
sabedes novas do meu amigo?
Ai,
Deus, e u é?
Ai,
flores, ai flores do verde ramo,
Se
sabedes novas do meu amado?
Ai,
Deus, e u é? [...]
Nelas
se evidenciam as principais marcas das contares de amigo encontráveis numa das
opções a seguir. Assinale-a:
a)
Paralelismo
e feminismo.
b)
Maestria
e amor cortês.
c)
Amor
cortês e paralelismo.
d)
Feminismo
e maestria.
e)
Paralelismo
e maestria.
Questão 07 – Leia
os textos I e II e responda:
Texto I
Sempre
procurando mas ela não vem
E
esse aperto no fundo do peito
Desses
que o sujeito não pode aguentar
Ah!
Esse aperto aumenta meu desejo
E
não vejo a hora de poder lhe falar.
(Gilberto
Gil)
|
Texto II
Ai
eu, coitada, como vivo em gram cuidado
Por
meu amigo que tarda e nom vejo!
Muito
me tarda
O
meu amigo na Guarda!
(Dom
Sancho)
|
Compare os dois textos e aponte semelhanças entre eles:
a)
Considerando
a finalidade com que foram compostos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Considerando
o tema.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Com
relação à voz lírica de cada poema:
a)
Que
classificação recebe o texto II na poética trovadoresca?
_____________________________________________________________________________
b)
Como
seria classificado o texto I se pertencesse ao Trovadorismo?
______________________________________________________________________________
Questão 08 –
Leia o seguinte fragmento de uma
cantiga do trovador Joam Garcia de Guilhade.
Ai,
dona fea, fostes-vos queixar
Que
vos nunca louv[o] em meu cantar;
Mais
ora quero fazer um cantar
Em que
vos loarei toda via;
E
vedes como vos quero loar:
Dona
FEA, velha e sandia!
Loar – louvar, elogiar
Sandia – louca
a)
Loarei
(louvarei) e loar (louvar) ganham, no contexto, um sentido figurado. Qual a
intenção do trovador ao utilizar este verbo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Como
se classifica essa cantiga?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 01 - (UFRGS) O soneto, uma das formas
poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais, expressa, quase sempre, conteúdo:
a)
dramático,
revelando uma cena cotidiana;
b)
satírico,
estabelecendo uma jocosidade grosseira;
c)
lírico,
revelando o modo apaixonado de sentir e de viver;
d)
épico,
deixando marcas históricas de um povo, de uma época, de uma nação;
e)
cronístico,
estabelecendo uma crítica de costumes sutil.
QUESTÃO 02 - (UFPA) Os gêneros literários
constituem modelos aos quais se deve submeter a criação artística. Deles NÃO
se deve considerar como verdadeiro:
a) Segundo concepção clássica, são três
os gêneros literários.
b) Embora a obra literária possa encerrar
emoções diversas, podendo haver intersecção de elementos líricos, narrativos e
dramáticos, há sempre a prevalência de uma destas modalidades.
c)
A criação poética,
de caráter lírico, privilegiará os diálogos dos personagens.
d) Novelas, crônicas, romances e contos
são espécies literárias de caráter narrativo.
e) e)O discurso literário é considerado
dramático quando permite, em princípio, ser representado.
QUESTÃO 03 - Assinale a alternativa que indica
corretamente os gêneros literários dos textos abaixo relacionados, na sequência
em que estão dispostos:
1- Todas as noites o sono nos atira da
beira de um cais / E ficamos repousando no fundo do mar. / O mar onde tudo
recomeça... / Onde tudo se refaz... / Até que, um dia, nós criaremos asas. / E
andaremos no ar como se anda na terra.
(Mário Quintana)
2- Porém já cinco sóis eram passados /
Que dali nos partíramos, cortando / Os mares nunca de outrem navegados /
Prosperamente os ventos assoprando / Quando uma noite, estando descuidados / Na
cortadora proa vigiando / Uma nuvem, que os ares escurece / Sobre nossas
cabeças aparece.
(Luiz de Camões)
3- “O Dr. Mamede, o mais ilustre e o
mais eminente dos alienistas, havia pedido a três de seus colegas e a quatro
sábios que se ocupavam de ciências naturais, que viessem passar uma hora na
casa de saúde por ele dirigida para que lhes pudesse mostrar um de seus
pacientes.”
(Guy de Maupassant)
4- Velha: E o lavrar, Isabel? /
Isabel: Faz a moça mui mal feita, / corcovada, contrafeita, / de feição de meio
anel; / e faz muito mau carão, / e mau costume d’olhar. / Velha: Hui! Pois
jeita-te ao fiar / Estopa ou linho ou algodão; / Ou tecer, se vem à mão. /
Isabel: Isso é pior que lavrar.
(Gil Vicente)
a) Dramático – Lírico – Épico –
Narrativo.
b) Lírico – Épico – Narrativo –
Dramático.
c) Lírico – Épico – Dramático –
Narrativo.
d) Dramático – Épico – Narrativo –
Lírico.
e) Épico – Dramático – Narrativo –
Lírico.
QUESTÃO 04 – Leia a música a seguir.
Geração
Biné
Zimmer
Nós
somos
de
uma geração pós guerra,
de
uma geração pós Cristo,
de
uma geração pós Beatles.
Nós
somos...
Nós
somos
um
estopim bem curto,
uma
bomba,
prestes
a explodir.
Nós
somos
de
uma geração atenta...
E,
agora?
Agora,
Deus está presente...
Agora,
está junto da gente,
e,
ontem, nunca esteve longe,
mas
perto.
|
E,
agora?
Nós
somos
fortes
como os versos de Carlos,
livres
como a voz de Heleno,
grandes
corações possíveis...
Nós
somos...
Nós
somos
um
cordão imenso, tão forte...
um
cordão imenso, seguro...
um
cordão imenso, consciente...
Nós
somos...
(Biné Zimmer. Geração. Música do
álbum CD/DVD Ninguém Esconde o Sol)
|
Essa
música contemporânea pode ser comparada tematicamente ou na forma com:
a)
soneto.
b)
ode.
c)
epopéia.
d)
prosa poética.
e)
cantiga de amor.
QUESTÃO 05 - (UNIFICADO-RJ)
Texto I - O Caçador de Esmeraldas
Foi
em março, ao findar das chuvas, quase à entrada
Do
outono, quando a terra, em sede requeimada,
Bebera
longamente as águas da estação,
-
Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata,
À
frente dos peões filhos da rude mata,
Fernão
Dias Pais Leme entrou pelo sertão. (Olavo
Bilac)
Texto II
Sairei
de mim mesmo e irei ao encontro das flores humildes dos caminhos e das lentas
aves dos crepúsculos, cujo pipilo suspende na paisagem uma lágrima que nunca se
derrama.
Sairei
de mim mesmo em busca de mim mesmo, em busca de minha imagem perdida nos
abismos do desespero, minha imagem de cuja face já não me lembro mais. (Vinícius de Moraes)
Texto III
Uns
escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se
perpetuar nos manuais de literatura ou conquistar posições e honrarias. Os
melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever. (Lêdo Ivo)
Assinale
a opção que relaciona corretamente o texto ao gênero literário e à
característica a ele referente.
a) Texto III – gênero lírico: exteriorização dos
sentimentos do poeta.
b) Texto I – gênero épico: enaltecimento de um
feito heróico.
c) Texto II – gênero dramático: presença de
personagem que vive o acontecimento.
d) Texto III – gênero narrativo: ocorrência de
fatos numa progressão temporal.
e) Texto II – apresenta as características de um
soneto.
QUESTÃO 06 - (UFES-ES)
Quem
sabe se nesta terra
Não
plantarei minha sina?
Não
tenho medo da terra
Cavei
pedra toda a vida
E
para quem lutou a braço
Contra
a piçarra da caatinga
Fácil
será amansar
Esta
aqui, tão feminina.
(João Cabral de Melo Neto. Morte e vida Severina.)
Quanto
ao gênero literário, é correto afirmar sobre o fragmento do texto lido:
a)
não
há lirismo, pois é feito para ser representado;
b)
é
narrativo, pelo cunho regionalista e social;
c)
é
dramático, com uma linguagem fortemente poética;
d)
é
um peça teatral, sem qualquer lirismo, pela rudeza da linguagem;
e)
é
mais épico que lírico ou dramático.
QUESTÃO 07 - Explicite a principal diferença entre o gênero
épico e lírico.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 08 - Caracterize o herói épico, diferenciando-o do
herói moderno.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 09 - Caracterize o gênero dramático.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 10 - Que elementos distinguem a tragédia e
a comédia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário