terça-feira, 16 de abril de 2013

Literatura - Aula do dia 16/04/13

Por Profa. Carla Renata

Tema:        Trovadorismo

    Aula expositiva e registros no quadro sobre Trovadorismo.

    Atividades – Gêneros literários e Trovadorismo (começar na sala e terminar em casa)




Leia o poema a seguir e responda às questões 1 e 2.

Hun tal home sei eu, ai, bem talhada,
Que por vós tem a sa morte chegada;
Vedes quem é e seed’em nembrada:
Eu, mia dona!

Hun tal home seu eu que preto sente
De si morte chegada certamente:
Vedes quem é venha-vos em mente:
Eu, mia dona!

Hum tal home sei eu, aquest’óide:
Que por vós morre, e vo-lo em partide;
Vedes quem é, non xe vos obride:
Eu, mia dona!

(Cancioneiro d’el-Rei D. Dinis)

Questão 01 (UFMA) – No poema, o final dos últimos versos – mia dona! – caracteriza um cantar medieval, que se classifica como:

a)    cantiga satírica
b)    cantiga de escárnio
c)    cantiga de amigo
d)    cantiga de maldizer
e)    cantiga de amor

Questão 02 (UFMA) – Considerando ainda a mesma cantiga, marque a alternativa que contempla as características do texto:

a)    Lírica, linguagem popular, ibérica.
b)    Lírica, feminismo, paralelismo.
c)    Lírica, amor cortês, provençal.
d)    Satírica, realista, simbólica.
e)    Satírica, obscena, amor cortês.



Questão 03 (UEPA) -  Assinale a opção correta sobre os versos.

[...]
Princesa
Surpresa
Você me arrasou
Serpente
Nem sente que me envenenou
Senhora, e agora
Me diga onde vou
[...]
(Queixa. Caetano Veloso)

a)    Não existe neles a noção da força do poder sedutor feminino.
b)    A situação da mulher neles referida é a mesma que encontramos nas cantigas de amigo do Trovadorismo.
c)    Apresentam a mulher com a mesma carga de sensualidade que lhes atribui boa parte da poesia parnasiana.
d)    Seguem o modelo descritivo típico do Simbolismo, apresentando a figura feminina com traços vagos, imprecisos, esfumaçados.
e)    Lembram-nos aquela situação de vassalagem que marca as relações amorosas das cantigas de amor do Trovadorismo.

Questão 04 (Mack –SP) -  Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:

a)    Refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b)    Representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c)    Pode ser dividida em lírica e satírica
d)    Em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e)    As cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam eu lírico feminino.

Questão 05 – A diferença entre as cantigas de ____________ e as de _____________ consiste, segundo o Tratado Poético do Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em que nestas se supõe que fala uma mulher, ao passo que naquelas o _______________ fala em seu próprio nome. (Antônio José Saraiva e Oscar Lopes)

a)    escárnio – maldizer – trovador
b)    amor – amigo – trovador
c)    amor – amigo – jogral
d)    amigo – amor – trovador
e)    amigo – amor – segrel

Questão 06 (UFMA) -  Considere as duas estrofes extraídas de uma cantiga de amigo, de D. Dinis.

- Ai, flores, ai flores do verde pino,
Se sabedes novas do meu amigo?
Ai, Deus, e u é?

Ai, flores, ai flores do verde ramo,
Se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é? [...]

Nelas se evidenciam as principais marcas das contares de amigo encontráveis numa das opções a seguir. Assinale-a:

a)    Paralelismo e feminismo.
b)    Maestria e amor cortês.
c)    Amor cortês e paralelismo.
d)    Feminismo e maestria.
e)    Paralelismo e maestria.

Questão 07 Leia os textos I e II e responda:

Texto I
Sempre procurando mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar
Ah! Esse aperto aumenta meu desejo
E não vejo a hora de poder lhe falar.
(Gilberto Gil)
Texto II
Ai eu, coitada, como vivo em gram cuidado
Por meu amigo que tarda e nom vejo!
Muito me tarda
O meu amigo na Guarda!
(Dom Sancho)


Compare os dois textos e aponte semelhanças entre eles:

a)    Considerando a finalidade com que foram compostos.

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b)    Considerando o tema.

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Com relação à voz lírica de cada poema:


a)    Que classificação recebe o texto II na poética trovadoresca?

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b)    Como seria classificado o texto I se pertencesse ao Trovadorismo?

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Questão 08   Leia o seguinte fragmento de uma cantiga do trovador Joam Garcia de Guilhade.

Ai, dona fea, fostes-vos queixar
Que vos nunca louv[o] em meu cantar;
Mais ora quero fazer um cantar
Em que vos loarei toda via;
E vedes como vos quero loar:
Dona FEA, velha e sandia!

Loar – louvar, elogiar
Sandia – louca


a)    Loarei (louvarei) e loar (louvar) ganham, no contexto, um sentido figurado. Qual a intenção do trovador ao utilizar este verbo?

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b)    Como se classifica essa cantiga?

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QUESTÃO 01 - (UFRGS) O soneto, uma das formas poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais, expressa, quase sempre, conteúdo:

a)    dramático, revelando uma cena cotidiana;
b)    satírico, estabelecendo uma jocosidade grosseira;
c)    lírico, revelando o modo apaixonado de sentir e de viver;
d)    épico, deixando marcas históricas de um povo, de uma época, de uma nação;
e)    cronístico, estabelecendo uma crítica de costumes sutil.

QUESTÃO 02 - (UFPA) Os gêneros literários constituem modelos aos quais se deve submeter a criação artística. Deles NÃO se deve considerar como verdadeiro:

a)    Segundo concepção clássica, são três os gêneros literários.
b)    Embora a obra literária possa encerrar emoções diversas, podendo haver intersecção de elementos líricos, narrativos e dramáticos, há sempre a prevalência de uma destas modalidades.
c)    A criação poética, de caráter lírico, privilegiará os diálogos dos personagens.
d)    Novelas, crônicas, romances e contos são espécies literárias de caráter narrativo.
e)    e)O discurso literário é considerado dramático quando permite, em princípio, ser representado.

QUESTÃO 03 - Assinale a alternativa que indica corretamente os gêneros literários dos textos abaixo relacionados, na sequência em que estão dispostos:

1- Todas as noites o sono nos atira da beira de um cais / E ficamos repousando no fundo do mar. / O mar onde tudo recomeça... / Onde tudo se refaz... / Até que, um dia, nós criaremos asas. / E andaremos no ar como se anda na terra.
(Mário Quintana)

2- Porém já cinco sóis eram passados / Que dali nos partíramos, cortando / Os mares nunca de outrem navegados / Prosperamente os ventos assoprando / Quando uma noite, estando descuidados / Na cortadora proa vigiando / Uma nuvem, que os ares escurece / Sobre nossas cabeças aparece.
(Luiz de Camões)

3- “O Dr. Mamede, o mais ilustre e o mais eminente dos alienistas, havia pedido a três de seus colegas e a quatro sábios que se ocupavam de ciências naturais, que viessem passar uma hora na casa de saúde por ele dirigida para que lhes pudesse mostrar um de seus pacientes.”
(Guy de Maupassant)

4- Velha: E o lavrar, Isabel? / Isabel: Faz a moça mui mal feita, / corcovada, contrafeita, / de feição de meio anel; / e faz muito mau carão, / e mau costume d’olhar. / Velha: Hui! Pois jeita-te ao fiar / Estopa ou linho ou algodão; / Ou tecer, se vem à mão. / Isabel: Isso é pior que lavrar.
(Gil Vicente)

a) Dramático – Lírico – Épico – Narrativo.
b) Lírico – Épico – Narrativo – Dramático.
c) Lírico – Épico – Dramático – Narrativo.
d) Dramático – Épico – Narrativo – Lírico.
e) Épico – Dramático – Narrativo – Lírico.

QUESTÃO 04 – Leia a música a seguir.

Geração

Biné Zimmer

Nós somos
de uma geração pós guerra,
de uma geração pós Cristo,
de uma geração pós Beatles.
Nós somos...
Nós somos
um estopim bem curto,
uma bomba,
prestes a explodir.
Nós somos
de uma geração atenta...
E, agora?
Agora, Deus está presente...
Agora, está junto da gente,
e, ontem, nunca esteve longe,
mas perto.
E, agora?
Nós somos
fortes como os versos de Carlos,
livres como a voz de Heleno,
grandes corações possíveis...
Nós somos...
Nós somos
um cordão imenso, tão forte...
um cordão imenso, seguro...
um cordão imenso, consciente...
Nós somos...

(Biné Zimmer. Geração. Música do álbum CD/DVD Ninguém Esconde o Sol)


Essa música contemporânea pode ser comparada tematicamente ou na forma com:

a) soneto.
b) ode.
c) epopéia.
d) prosa poética.
e) cantiga de amor.


QUESTÃO 05 - (UNIFICADO-RJ)   

Texto I - O Caçador de Esmeraldas
Foi em março, ao findar das chuvas, quase à entrada
Do outono, quando a terra, em sede requeimada,
Bebera longamente as águas da estação,
- Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata,
À frente dos peões filhos da rude mata,
Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão. (Olavo Bilac)

Texto II
Sairei de mim mesmo e irei ao encontro das flores humildes dos caminhos e das lentas aves dos crepúsculos, cujo pipilo suspende na paisagem uma lágrima que nunca se derrama.
Sairei de mim mesmo em busca de mim mesmo, em busca de minha imagem perdida nos abismos do desespero, minha imagem de cuja face já não me lembro mais. (Vinícius de Moraes)

Texto III
Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se perpetuar nos manuais de literatura ou conquistar posições e honrarias. Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever. (Lêdo Ivo)

Assinale a opção que relaciona corretamente o texto ao gênero literário e à característica a ele referente.

a)   Texto III – gênero lírico: exteriorização dos sentimentos do poeta.
b)   Texto I – gênero épico: enaltecimento de um feito heróico.
c)   Texto II – gênero dramático: presença de personagem que vive o acontecimento.
d)   Texto III – gênero narrativo: ocorrência de fatos numa progressão temporal.
e)   Texto II – apresenta as características de um soneto.

QUESTÃO 06 - (UFES-ES)

Quem sabe se nesta terra
Não plantarei minha sina?
Não tenho medo da terra
Cavei pedra toda a vida
E para quem lutou a braço
Contra a piçarra da caatinga
Fácil será amansar
Esta aqui, tão feminina.
(João Cabral de Melo Neto. Morte e vida Severina.)

Quanto ao gênero literário, é correto afirmar sobre o fragmento do texto lido:

a)    não há lirismo, pois é feito para ser representado;
b)    é narrativo, pelo cunho regionalista e social;
c)    é dramático, com uma linguagem fortemente poética;
d)    é um peça teatral, sem qualquer lirismo, pela rudeza da linguagem;
e)    é mais épico que lírico ou dramático.

QUESTÃO 07 - Explicite a principal diferença entre o gênero épico e lírico.

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QUESTÃO 08 - Caracterize o herói épico, diferenciando-o do herói moderno.
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QUESTÃO 09 - Caracterize o gênero dramático.
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QUESTÃO 10 - Que elementos distinguem a tragédia e a comédia?

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