Proposta de Redação 2
É justo proibir o uso do celular na sala de aula?
Em muitos lugares do Brasil e do
mundo já vigora a proibição do uso de celulares em sala de aula. Em outros, a
ideia está em discussão. Em janeiro de 2010, na rede municipal de ensino de
Juiz de Fora (MG) não somente os celulares foram proibidos, como também os
bonés. A situação com certeza é polêmica. Trata-se de mais um caso em que a
esfera pública (o Estado) resolve invadir assuntos da esfera privada, como na
restrição ao fumo em locais fechados. Os legisladores estariam se intrometendo
em questões da vida individual do estudante que não lhes dizem respeito? Ou são
os jovens que abusam e não conseguem compreender quanto o uso do celular,
durante a aula, lhes é prejudicial? O que você pensa da proibição do celular em
sala de aula?
Em defesa da lei: No meu entender, a nova
lei vem em boa hora e os seus objetivos são mais do que justos. A proibição
quer evitar que as aulas sejam frequentemente interrompidas pelo toque dos
aparelhinhos, que os alunos se distraiam conversando com os amigos ou mandando
torpedos e que atrapalhem os colegas. Além disso, vai impedir também os abusos,
como no caso de estudantes que usam o telefone para colar nas provas. Eles usam
mensagens de texto para passar cola com os celulares, sabia? Tem até quem tire
foto da prova ou de uma questão e passe para um amigo de outro turno.
Depoimento de professor à Página 3
Pedagogia & Comunicação
Dar um basta: Boné e celular dentro da
sala de aula são um claro desrespeito dos alunos para com os professores e seus
colegas. Os pais perderam o controle sobre seus filhos. Agora alguém terá que
impor regras e disciplinas. Estamos vivendo tempos de egoísmo, onde cada um só
pensa em si mesmo. Isso tem que mudar, pois estamos assistindo menores
engravidando, menores assaltando e menores cometendo os mais variados tipos de
crime, desde xingamento aos próprios pais até o consumo de todo tipo de drogas.
Está na hora de dar um basta.
E-mail de internauta para o UOL Educação, por ocasião da notícia sobre a proibição em Juiz de Fora (MG)
É proibido proibir: O Estado proibir os
celulares dos alunos em sala de aula me parece um exagero, na medida em que
viola o direito de a pessoa ir e vir com seus bens, atenta à dignidade da
pessoa humana e também interfere no direito à segurança. Em muitos casos, o
equipamento pode ser utilizado para afastar riscos ou danos às pessoas ou
terceiros. Imagine, por exemplo, um professor descontrolado, que impõe um
castigo cruel ao aluno. É raro? Sim, mas ninguém vai negar que pode acontecer.
Além disso, vamos e venhamos, o Estado precisa se intrometer numa questão como
essa? A escola, por si só, não tem autoridade para estabelecer a proibição?
Depoimento
de educador à Página 3 Pedagogia & Comunicação
Um caso extremo: Vamos
a um caso fictício: em uma sala de aula, em escola particular no Estado de São
Paulo, duas alunas começam uma briga. A roda se forma, as meninas caem no chão
e em alguns minutos o professor que estava fora da sala intervém e as alunas,
machucadas, são levadas à enfermaria, uma claramente mais ferida, com cortes no
rosto e o nariz sangrando. Essa cena, apesar de lamentável, não seria tão
incomum assim, não fosse o fato de um aluno ter filmado todo o ocorrido com seu
ultracelular, em altíssima resolução. Publicar na internet? Ele vai além e
exige sexo com a adolescente para que o vídeo não seja divulgado.
Dr.
José Antônio Milagre, advogado, no Webinsider
Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo/argumentativo
em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “É
justo proibir o uso do celular na sala de aula?”, apresentando proposta de
conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para
defesa de seu ponto de vista.
Análise de redação
Proibir ou não?
Vivemos em um
mundo em que os avanços tecnológicos facilitam cada vez mais nossas vidas, hoje-em-dia,
por exemplo, inúmeras pessoas têm um aparelho celular. Em meio a
tudo isso, são os adolescentes quem mais aproveitam dessas tecnologias. Mas
será que eles sabem quando e como usufruir dessas inovações?
O uso do aparelho celular nas escolas vem gerando polêmica na sociedade, algumas instituições proíbem, outras não. Não apenas os telefones, o uso do boné, utilizado quase sempre por meninos, é também assunto pra discusão para discussão. É muito importante que o estudante saiba que ao adentrar na escola ele deve respeitar as normas, o que nem sempre acontece, pois muitos desrespeitam as regras e acabam se comportando como se estivesse em casa. O uso do aparelho móvel é muito importante, por exemplo, em caso de urgência, ele facilita muita a comunicação, por isso não há problemas, desde que o jovem guarde-o no bolso ou na mochila e só utilize-o se realmente for preciso e com a autorização dos professores. Já o boné é, sem dúvida, uma falta de desrespeito, no processo de comunicação é muito importante a interação entre as pessoas, digamos que olho no olho, e o uso deste acessório, pode atrapalhar muito a comunicação, é como se o aluno utilizasse óculos escuro dentro de sala.
Os pais devem conversar com seus filhos e ajudá-los a terem consciência de que tais acessórios devem ser usados de maneira adequada e no local apropriado, as instituições de ensino devem também orientar os alunos, para que eles passem a respeitar as regras existentes e evitar assim transtornos como pornografia em suas variadas formas, a prática de "colar" nas provas, dentre outros.
Nesse sentido, torna-se necessário o respeito com as pessoas próximas e com o local que se esteja. Nosso país de contraste precisa de nós, cidadãos brasileiros para emergir da situação de terceiro mundo.
Análise de redação
Proibir ou não?
Vivemos em um
mundo em que os avanços tecnológicos facilitam cada vez mais nossas vidas,
hoje-em-dia [vidas. Hoje em dia] , por exemplo, inúmeras
pessoas têm um aparelho celular. Em meio a tudo isso, são os adolescentes quem
mais aproveitam [quem mais aproveita] dessas tecnologias. Mas
será que eles sabem quando e como usufruir dessas inovações?
O uso do aparelho celular nas escolas vem gerando
polêmica na sociedade, algumas instituições proíbem, outras não. Não apenas os
telefones, o uso do boné, utilizado quase sempre por meninos, é também assunto pra
discusão [para discussão] . É
muito importante que o estudante saiba que ao adentrar na escola ele deve
respeitar as normas, o que nem sempre acontece, pois muitos desrespeitam as
regras e acabam se comportando como se estivesse em casa. O uso do aparelho
móvel é muito importante, por exemplo, em caso de urgência, [em que] ele facilita muita [muito] a comunicação, por isso, [comunicação. Por isso] não há problemas, desde que
o jovem guarde-o no bolso ou na mochila e só utilize-o [só o utilize] se realmente for preciso e
com a autorização dos professores. Já o boné é, sem dúvida, uma falta de desrespeito, no [respeito. No] processo de
comunicação é muito importante a interação entre as
pessoas, digamos que olho no olho, e o uso deste [desse] acessório, pode atrapalhar muito a comunicação, é
[comunicação. É] como
se o aluno utilizasse óculos escuro [óculos escuros] dentro
de [da] sala.
Os pais devem conversar com seus filhos e ajudá-los a
terem consciência de que tais acessórios devem ser usados de maneira adequada e
no local apropriado, as instituições de ensino devem também orientar os alunos,
para que eles passem a respeitar as regras existentes e evitar assim transtornos como pornografia em suas variadas formas, a
prática de "colar" nas provas, dentre outros.
Nesse sentido, torna-se necessário o respeito com as
pessoas próximas e com o local [em] que
se esteja. Nosso país de contraste [contrastes] precisa de nós,
cidadãos brasileiros[,] para emergir da situação de terceiro mundo.
Comentário geral:
Apesar de não
estarmos diante de um texto que prime pela adequação do estilo - pois ele tem
muitas características da norma oral -, a redação cumpre a proposta, demonstra
que o autor sabe se expressar e construir uma estrutura dissertativa, isto é,
desenvolver uma dissertação. A oralidade, que é o maior defeito do texto,
talvez seja também a causa dos erros de pontuação e das escolhas incorretas ou
inadequadas das palavras, conforme se verá nos aspectos pontuais.
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