Proposta de Redação 4
Produção e consumo de bens
tecnológicos geram relações sociais mais justas?
Para
elaborar sua redação, você poderá valer-se, total ou parcialmente, dos
argumentos contidos nos excertos abaixo, refutando-os ou concordando com os
mesmos. Não os copie nem os parafraseie.
1.
As
sociedades modernas também se medem pela justiça na distribuição da riqueza.
Isso não significa apenas tomar dinheiro dos ricos para dar aos pobres, através
dos impostos, por exemplo, mas oferecer oportunidades para que um número cada
vez maior de pessoas possa ter acesso à riqueza e melhorar o padrão de vida,
via educação, saúde e outros serviços. (Veja, 12/7/2000.)
2.
(...)
a noção de qualidade de vida envolve duas grandes questões: a qualidade e a
democratização dos acessos às condições de preservação do homem, da natureza e
do meio ambiente. Sob esta dupla consideração, entende-se que a qualidade de
vida é a possibilidade de melhor redistribuição – e usufruto – da riqueza
social e tecnológica aos cidadãos de uma comunidade; a garantia de um ambiente
de desenvolvimento ecológico e participativo de respeito ao homem e à natureza,
com o menor grau de degradação e precariedade. (SPOSATI, Aldaíza. Políticas
públicas. http://www.comciencia.br, 14/10/2002.)
3.
(...)
a tecnologia deve ser entendida como resultado e expressão das relações
sociais, e as consequências desse processo tecnológico só podem ser entendidas
no contexto dessas relações. Em nossa sociedade, as relações sociais são
relações entre classes sociais com diferentes interesses, poderes e direitos.
As tecnologias são, portanto, fruto do conhecimento científico avançado
aplicado à produção e à cultura, de maneira a atender aos interesses das
classes dominantes. (SAMPAIO, Marisa N.; LEITE, Lígia S. Alfabetização
tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.)
4.
Muita
gente se espantou com a modesta 43a posição que o Brasil ocupa no ranking
mundial de desenvolvimento tecnológico, elaborado pela ONU. (...) [O Brasil]
inclui-se entre as nações que absorvem tecnologias de ponta, mas está fora do
grupo de líderes em potencial. Não poderia ser diferente. Basta cruzar o Índice
de Avanço Tecnológico (IAT) com outro levantamento divulgado pela ONU: o Índice
de Desenvolvimento Humano. Em termos de IDH, o Brasil não passa do 69o lugar.
Pior ainda: segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, existem no país 50
milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza absoluta, com renda
mensal inferior a 80 reais. (...) Enquanto não avançar em desenvolvimento
humano, o Brasil dificilmente conseguirá galgar posições no ranking
tecnológico. Os dois indicadores são interdependentes e agem como vasos
comunicantes. Tome-se o exemplo da Argentina, que ocupa a 34a posição em ambos
levantamentos. Ou então países da Ásia como a Coréia, Cingapura e Hong Kong,
que surpreendem com o avanço tecnológico e também se juntam aos líderes de
desenvolvimento humano. (Jornal do Brasil, 11/07/2001.)
Com base na leitura dos textos motivadores e nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo/argumentativo
em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Produção e consumo de bens
tecnológicos geram relações sociais mais justas?”, apresentando proposta de conscientização social que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário