Barroco no Brasil I
•O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante
durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo
para um rico florescimento.
•Predominou no início do século XVII, introduzido por
missionários católicos, especialmente jesuítas, que para lá se dirigiram a fim
de catequizar e aculturar os povos indígenas e africanos.
•Ao longo do período colonial vigorou uma íntima
associação entre a Igreja e o Estado, mas como na colônia não havia uma corte
que servisse de mecenas, como as elites não se preocuparam em construir palácios
ou patrocinar as artes profanas senão no fim do período, e como a religião
exercia enorme influência no cotidiano de todos, deste conjunto de fatores
deriva que a vasta maioria do legado barroco brasileiro esteja na arte sacra:
escultura, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos ou
para culto privado.
•Apesar de sua importância, boa parte do legado material
do Barroco brasileiro está em mau estado de conservação e exige restauro e
outras medidas conservadoras, verificando-se frequentemente perdas ou
degradação de exemplares valiosos em todas as modalidades artísticas; o país
ainda tem muito a fazer para preservar parte tão importante de sua história,
tradição e cultura.
•O Barroco no Brasil foi formado por uma complexa teia de
influências européias e adaptações locais, embora em geral coloridas pela
interpretação portuguesa do estilo. É preciso lembrar que o contexto em que o
Barroco se desenvolveu na colônia era completamente diverso daquele que lhe
dera origem na Europa.
Arquitetura
•Os primeiros edifícios sacros de algum vulto do Brasil
foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI, quando algumas vilas
já dispunham de população que o justificasse. Foram os casos de Olinda e
Salvador.
•As mais simples empregaram a técnica do pau-a-pique,
sendo cobertas com folhas de palmeira, mas desde logo os missionários se
preocuparam com a durabilidade e solidez dos edifícios, preferindo sempre que
possível edificar em alvenaria, embora muitas vezes, por circunstâncias várias,
fossem obrigados a usar a taipa ou o adobe.
•Na arquitetura civil, privada ou pública, o Barroco
deixou relativamente poucos edifícios, sendo em linhas gerais bastante
modestos. Por outro lado, os conjuntos dos centros históricos de algumas cidades
(Salvador, Ouro Preto, Olinda, Diamantina, São Luís e Goiás), declarados
Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ainda permanecem em boa parte intactos,
apresentando uma paisagem ininterrupta extensa e valiosíssima de arquitetura
civil do barroco, com soluções urbanísticas muitas vezes originais e com farta
ilustração de todas as adaptações do estilo aos diferentes estratos sociais e às
suas transformações ao longo dos anos
Pintura
·
Como ocorreu em todas as artes, a Igreja Católica foi a
maior patrona da pintura colonial.
·
Para a Igreja a pintura tinha como função básica auxiliar na
catequese e confirmar a fé dos devotos. A necessidade de ser facilmente
compreensível pelo povo inculto significou que o desenho predominasse sobre a
cor. O desenho, na conceituação da época, pertencia à esfera
da razão e definia a ideia a ser transmitida, e a cor fornecia a
ênfase emocional necessária à melhor eficiência funcional do desenho.
·
Desta forma, toda a pintura barroca é
figurativa, retórica e moralizante. Cada cena trazia uma série de
elementos simbólicos que constituíam uma linguagem visual, sendo usados como
palavras na construção de uma frase.
·
As imagens dos santos mostravam seus atributos típicos, como
os instrumentos do seu suplício, ou objetos que estiveram ligados à sua
carreira ou ilustrassem suas virtudes. Por exemplo, São
Francisco podia aparecer rodeado de objetos associados à penitência e
à transitoriedade da vida: o crânio, a ampulheta, o rosário, o
livro, o açoite.
Talha dourada
·
É uma modalidade de escultura essencialmente decorativa,
deve ser abordada em mais detalhe em vista da sua grande riqueza no Brasil e da
sua extraordinária importância ao longo de todo o desenvolvimento do Barroco,
muitas vezes adquirindo proporções monumentais e modificando a percepção dos
espaços arquitetônicos internos.
·
Como os volumes estruturais das igrejas permaneceram sempre
bastante simples e estáticos, atestando a longevidade e vigor da tradição da
arquitetura, foi na decoração dos interiores, nos retábulos e altares, onde a
talha domina, que o Barroco brasileiro pôde se expressar com sua força total e
ser mais "tipicamente Baroco": suntuoso, extravagante, dinâmico e dramático.
Foi no nordeste, primeiro em Salvador e em Recife, que deu seus primeiros
frutos importantes.
Artes Cênicas (Via Crucis)
- No
início não havia casas de teatro, e o local para tais representações era
usualmente ao ar livre, nas praças diante das igrejas, ou ao longo
das procissões, com o auxílio de cenários móveis instalados em cima
de carros alegóricos que acompanhavam o percurso.
- As
procissões em particular contavam com a viva participação popular, num
movimento integrado entre atores e público. Muitas vezes se fazia uso
de marionetes ou imagens sacras de um tipo especial,
as estátuas de roca, vestidas como pessoas e articuladas de modo a
poderem se adaptar à ação que se desenrolava, onde desempenhavam um papel
evocativo fundamental.
- Das casas de teatro
barrocas do Brasil, a mais antiga ainda existente é o Teatro
Municipal de Ouro Preto, de 1770, que é também o mais antigo das Américas
ainda em uso.
- A herança cênica do
barroco perdura até os dias de hoje em expressões populares sincréticas de
longa e rica tradição que sobrevivem em diversos pontos do
país,os congados, os ternos de Reis etc.
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