A GUERRA DO PELOPONESO E A GRÉCIA NO SÉCULO IV a.C.
A hegemonia ateniense sobre a Grécia esbarrava, dentre outras coisas, na concepção política do particularismo das cidades-estados. A ideia de nacionalidade, para os gregos antigos, estava ligada à sua polis de origem e não à nação grega.
A ação centralizadora de Atenas, de certa forma, opunha-se à concepção de polis. O império ateniense encontrava forte oposição junto às principais polis da Grécia, principalmente no que diz respeito a Esparta e suas aliadas, que formavam a chamada Liga do Peloponeso.
Inicialmente, o imperialismo preocupava-se com as terras litorâneas do Mar Egeu; entretanto seu próprio desenvolvimento fez com que as terras do Mediterrâneo Ocidental passassem a ser áreas atrativas. No Mediterrâneo Ocidental, particularmente na Magna Grécia, havia várias poleis; Siracusa por exemplo, mantinha um próspero comércio que chegava à Grécia principalmente através de Corinto, uma polis aliada a Esparta. Conforme Atenas voltava sua atenção imperialista para o Ocidente, entrava em choque com Corinto e, consequentemente , agravava suas relações com Esparta. O apoio ateniense à revolta da Córcira, uma colônia de Corinto, foi suficiente para que toda a Liga do Peloponeso entrasse em Guerra com Atenas. Sendo assim, no ano de 431 a.C. iniciava-se a Guerra do Peloponeso.
Durante dez anos, Esparta e seus aliados bloquearam, por terra, a ática, forçando Atenas a buscar seus suprimentos por mar, principalmente na ásia Menor. Tal bloqueio, bem como as constantes lutas, fizeram com que a população da ática fosse concentrada dentro dos muros de Atenas. Isso dificultava o abastecimento
desse povo e piorava as condições sanitárias de Atenas. Esse contexto tornou muito propícia a ocorrência de várias epidemias que mataram grandes contingentes humanos, inclusive Péricles.
Questões de Vestibulares
1. (FGVSP ) Em 594 a.C., todos os partidos concordaram na indicação de Sólon como magistrado com amplos poderes para realizar uma série de reformas. Apesar de consideradas moderadas, tais reformas incluíram a:
a) implantação
de hipotecas que oneravam os agricultores de porte médio; a limitação da
quantidade de terra que cada indivíduo poderia possuir; o estabelecimento da
escravidão por dívida; a criação de um sistema moderno de cunhagem de moedas e
de títulos do Estado.
b) Abolição
completa da propriedade privada; a implantação da escravidão por dívida; a
introdução de novo sistema de arrecadação; a abertura dos portos aos dórios e
jônios, antigos inimigos.
c) Supressão
das hipotecas que oneravam os agricultores pobres; a abolição da escravidão por
dívida; a limitação da quantidade de terra que cada individuo poderia possuir;
a introdução de um novo sistema de cunhagem para dar a Atenas vantagens no
comércio exterior.
d) Implantação
da pena de ostracismo àqueles que representasse perigo ao regime democrático; a
abolição da escravidão por dívida; a realização de uma reforma agrária geral e
irrestrita: a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.
e) Instituição
da escravidão por dívida; a liberação da quantidade de terra que cada individuo
poderia possuir; a supressão das hipotecas, que oneravam os agricultores
pobres; a extinção do sistema de cunhagem herdado dos sumérios.
2. (PUC-RS) Na comparação entre Atenas e Esparta, aparece uma série de diferenças. Dentre essas destaca-se o fato de que:
a) A
mulher ateniense possuía uma liberdade de ação maior que a espartana,
usufruindo integralmente das prerrogativas de cidadania.
b) A
educação em Atenas tinha fins militares enquanto em Esparta havia uma
preocupação em formar intelectuais e filósofos.
c) A forma
de governo adotada em Atenas no século V a.C. era a democracia enquanto
Esparta, nesse momento, possuía um regime oligárquico.
d) A
atividade econômica em Atenas era predominantemente agrícola enquanto Esparta,
devido à proximidade do litoral, praticava intensamente o comércio.
e) O
caráter especulativo do pensamento espartano produziu significativas
realizações nas artes plásticas enquanto em Atenas o caráter prático e
utilitário de sua cultura privilegiou as edificações militares.
3. (FGVSP ) "Representando pequeno número em relação às outras classes, eles estavam constantemente preparados para enfrentar quaisquer revoltas, daí a total dedicação à arte militar. A agricultura, o comércio e o artesanato eram considerados indignos para o (...), que desde cedo se dedicava às armas. Aos sete anos deixava a família, sendo educado pelo Estado que procurava fazer dele um bom guerreiro, ensinando-lhe a lutar, a manejar armas e a suportar as fadigas e a dor. Sua educação intelectual era bastante simples (...). Aos vinte anos o (...) entrava para o serviço militar, que só deixaria aos sessenta, passando a viver no acampamento, treinando constantemente para as coisas da guerra (...). Apesar de ser obrigatório o casamento após os trinta anos, sua função era simplesmente a de fornecer mais soldados para o Estado."
A transcrição anterior refere-se aos cidadãos que habitavam:
a) Atenas.
b) Creta.
c) Esparta.
d) Chipre.
e) Roma.
4. (UFRS ) Em relação à sociedade espartana, assinale a opção que não corresponde à camada social dos hilotas.
a) Constituíam
a massa de população vencida, subjugada e pertencente ao Estado.
b) Enquanto
força-de-trabalho, eram expropriados pelos espartanos.
c) Cultivavam
a terra com os seus instrumentos de trabalho, pagando uma renda fixa em
espécie.
d) Como
prevenção de revoltas e frente ao perigoso aumento demográfico que
apresentavam, sofriam regularmente os "kriptios", formas de repressão
e extermínio realizados por jovens espartanos.
e) Desenvolviam
atividades mercantis que lhes possibilitavam acumular pequenas fortunas com as
quais compravam títulos de cidadania.
5. (UFPI) Assinale o que for correto a respeito da mulher na sociedade democrática ateniense, na Antigüidade.
a) Além de
cuidar da administração interna das residências, cabia à mulher fazer
pessoalmente as compras no mercado.
b) Naquela
organização social, a mulher estava excluída da cidadania que era reservada aos
homens.
c) A
mulher podia ser repudiada pelo marido desde que este apresentasse motivo justo
e devolvesse o dote ao pai da esposa.
d) As
mulheres passavam boa parte do tempo fora de casa, nos locais públicos com
amigas e mesmo estabelecendo relações íntimas com outros homens.
e) No
espaço do lar a mulher exercia o poder, cabendo a ela decidir pela rejeição ou
não dos filhos recém-nascidos.
6. (PUCPR) Os gregos antigos colocaram o Estado acima da religião, valorizaram os ideais da liberdade humana e glorificaram o homem como a mais importante criatura do universo.
Analise as afirmações sobre a civilização grega:
I - A vitória dos gregos sobre os persas na batalha do desfiladeiro das Termópilas, deu a Esparta o controle sobre toda a Grécia.
II - As reformas de Sólon favoreceram o surgimento da democracia em Atenas.
III - A civilização helenística surgiu do amálgama da civilização grega com a romana.
IV - A democracia ateniense era direta e não se estendia a toda população de Atenas.
São afirmações corretas:
a) apenas I e II
b) apenas II e IV
c) I, II e III
d) apenas II e III
e) II, III e IV
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