Por Prof. Mércia
Primeiros passos
O que você precisa saber
sobre as exigências do Enem para se sair bem na prova de redação
Com base em alguns documentos sobre
o Enem disponíveis do site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br), você pode ir para a prova de
redação com plena consciência do que será exigido durante a avaliação. Para
começar, procure entender os “eixos cognitivos”, comuns a todas as áreas do
conhecimento.
I.
Dominar Linguagens: A competência I tem como propósito
avaliar se o estudante sabe “dominar a
norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística
e científica e das línguas espanhola e inglesa”. Dominar linguagens
significa saber atravessar as fronteiras de um domínio linguístico para outro.
Essa competência requer do aluno a capacidade de transitar da linguagem
matemática para a linguagem da história ou da geografia e desta para a
linguagem artística ou científica. O conhecimento e o uso da “norma culta”, em
uma redação, estão muito próximos do correto aproveitamento das regras de
pontuação e de ortografia. Períodos bem construídos são períodos bem pontuados,
O vocabulário precisa ser adequado, dispensando o uso de gírias,
coloquialismos, clichês. É sempre bom escrever de modo preciso, claro e
objetivo, sem nenhum rebuscamento.
II.
Compreender Fenômenos: O objetivo da competência II é avaliar
se o participante sabe “construir e
aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de
fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica
e das manifestações artísticas”. A aplicação de conceitos de variadas áreas
do conhecimento, no caso da produção de um texto para a prova de redação, é
exatamente o que se espera de um candidato bem preparado. Quando maior o
alcance dos conhecimentos gerais, mais rico será o desenvolvimento
argumentativo da dissertação.
III.
Enfrentar Situações-Problema: O objetivo da Competência III é avaliar
se o aluno sabe "selecionar,
organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de
diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema". Em uma redação, a “situação-problema” se dá no
tema apresentado pela proposta. Como veremos durante o curso, as antologias que
acompanham as propostas no Enem, e me muitos outros exames vestibulares, são
estruturados a partir de variados gêneros textuais: gráficos, artigos de
jornais, ensaios, textos literários, textos não verbais (fotografias) ou
híbridos (charges, quadrinhos etc.) Um bom aproveitamento da antologia também
demonstra as capacidades de seleção, organização, relação e interpretação em
variados níveis.
IV.
Construir Argumentação: O objetivo da Competência IV é verificar
se o participante sabe "relacionar
informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em
situações concretas, para construir argumentação consistente". A “consistência”
que se anuncia nesse item é, de fato, a essência de uma redação bem construída.
Relacionando informações da antologia e do seu repertório, você tem de
construir uma argumentação capaz de convencer o leitor, no caso, a banca
examinadora, do ponto de vista que escolheu defender.
V.
Elaborar Proposta: O objetivo da competência V é valorizar
a possibilidade de o aluno "recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de
intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural". O que se cobra aqui é a compreensão, por parte
doe estudante, de que os conceitos aprendidos nos bancos escolares devem estar
vinculados a práticas que tragam transformações benéficas à sociedade.
Hora da verdade: Para fazer uma
boa redação na prova do Enem, é importante conhecer os critérios adotados.
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