domingo, 14 de abril de 2013

Redação - Aula do dia 14/03/13



Por Prof. Mércia
Primeiros passos
O que você precisa saber sobre as exigências do Enem para se sair bem na prova de redação

            Com base em alguns documentos sobre o Enem disponíveis do site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br), você pode ir para a prova de redação com plena consciência do que será exigido durante a avaliação. Para começar, procure entender os “eixos cognitivos”, comuns a todas as áreas do conhecimento.

I.              Dominar Linguagens: A competência I tem como propósito avaliar se o estudante sabe “dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa”. Dominar linguagens significa saber atravessar as fronteiras de um domínio linguístico para outro. Essa competência requer do aluno a capacidade de transitar da linguagem matemática para a linguagem da história ou da geografia e desta para a linguagem artística ou científica. O conhecimento e o uso da “norma culta”, em uma redação, estão muito próximos do correto aproveitamento das regras de pontuação e de ortografia. Períodos bem construídos são períodos bem pontuados, O vocabulário precisa ser adequado, dispensando o uso de gírias, coloquialismos, clichês. É sempre bom escrever de modo preciso, claro e objetivo, sem nenhum rebuscamento.


II.            Compreender Fenômenos: O objetivo da competência II é avaliar se o participante sabe “construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas”. A aplicação de conceitos de variadas áreas do conhecimento, no caso da produção de um texto para a prova de redação, é exatamente o que se espera de um candidato bem preparado. Quando maior o alcance dos conhecimentos gerais, mais rico será o desenvolvimento argumentativo da dissertação.


III.           Enfrentar Situações-Problema: O objetivo da Competência III é avaliar se o aluno sabe "selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas,  para  tomar  decisões e  enfrentar  situações-problema".  Em uma redação, a “situação-problema” se dá no tema apresentado pela proposta. Como veremos durante o curso, as antologias que acompanham as propostas no Enem, e me muitos outros exames vestibulares, são estruturados a partir de variados gêneros textuais: gráficos, artigos de jornais, ensaios, textos literários, textos não verbais (fotografias) ou híbridos (charges, quadrinhos etc.) Um bom aproveitamento da antologia também demonstra as capacidades de seleção, organização, relação e interpretação em variados níveis.


IV.          Construir Argumentação: O objetivo da Competência IV é verificar se o participante sabe "relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente". A “consistência” que se anuncia nesse item é, de fato, a essência de uma redação bem construída. Relacionando informações da antologia e do seu repertório, você tem de construir uma argumentação capaz de convencer o leitor, no caso, a banca examinadora, do ponto de vista que escolheu defender.


V.             Elaborar Proposta: O objetivo da competência V é valorizar a possibilidade de o aluno "recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural".  O que se cobra aqui é a compreensão, por parte doe estudante, de que os conceitos aprendidos nos bancos escolares devem estar vinculados a práticas que tragam transformações benéficas à sociedade.


Hora da verdade: Para fazer uma boa redação na prova do Enem, é importante conhecer os critérios adotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário